04 setembro 2009

Charles Darwin

Bom , pra quem me conhece meu nome é Rafael, pra que não me conhece também ... Eu vou ser o 4° blogueiro dessa trupe, irei falar sobre filosofia, ciência , um pouco de literatura e provavelmente mais algumac coisa.
Nesse meu primeito post , vou falar sobre CHARLES DARWIN.

Ele que foi umas das pessoas que "revolucionou" o mundo e a biologia natural com a sua famosa Teoria da Evolucão. Já que até então todos acreditavam na teoria vista na bíblia onde Deus criou a terra o homem a mulher e os demais seres vivos...
Huum ... Não estou aqui para discutir religião, ou qual teoria é certa ou errada, acho que isso depende de cada um de nós. Devemos acreditar no que achamos mais convincente. Acredito que essa polêmica entre Criacionismo X Evolucionismo sempre vai existir.
Então vou falar um pouco sobre: quem foi Charles Darwin, qual eram os seus pensamentos , e relatar um pouco a teoria Darwinista.

Quem foi Charles Darwin?

Charles Darwin foi um naturalista inglês que nasceu em 12 de fevereiro de 1809 em Shrewsbury na Inaglaterra. O tão conhecido naturalista foi responsável, juntamente com Alfred Wallace, pela publicação da Teoria da Evolução. Alcançou fama ao convercer a comunidade cientifica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual...

Tudo começou quando ele era um estudande de medicina, e tomou gosto por história natural, correndo atrás de pesquisas e respostas sobre os seres vivos. Em uma de suas viagens, a bordo do navio Beagle se eu não me engano, ele visitou várias regiões do planeta, nessas pesquisas ele percebeu uma interessanterelação entre fósseis e espécies viventes na época e algumas adaptações de espécies proximas ao ambiente e o modo de vida delas . Essa viagem durou 5 anos ( 1831 a 1836).

Suas observações da natureza levaram ele ao estudo das diversificações das espécies e dois anos depois da viagem ele desenvolveu a teoria da seleção natural.

• O conceito básico de seleção natural é que as condições ambientais (isto é , a "natureza") selecionam quão bem uma determinada característica de um organismo ajuda na sobrevivência e reprodução desse organismo.
Dizendo num modo mais simples: os seres vivos que existem hoje são descendentes de outros que viveram em um passado muito distante e que teriam evoluido para se adaptar ás modificações do ambiente.
Os seres que conseguem se adaptar em determinado lugar sobrevivem , e os que não conseguem morrem =\ rsrs.

Os tentilhões de Galápos com bicos adaptados aos tipos alimentícios-- tartarugas gigantes do mesmo arquipélogo, com detalhes no casco caractisiticos para individuos de cada ilha , também foram exemplos clássicos quando nos referimos a Darwin.

Darwin demorou quase 20 anios para publicar o seu livro sobre a Origem das éspecies, mesmo ja tendo toda a sua teoria elabaorada.
Esta demora se refere, principalmente ao fato de que suas descobertas contrariavam o que acreditava se na época: que espécies eram fixas, ou seja: taodas as espécies que Deus criou no ínicio do mundo são espécies que existem sem nenhum a mais ou a menos.
Em 1958 Alfred Russel Wallace um naturalista britânico durante uma jornada de pesquisas nas Ilhas Molucas, Indonésia, escreveu um ensaio que praticamente definia as bases da teoria da evolução e enviou-o a Darwin , com quem mantinha contato por correspondencias a ele pediu para que lesse seus manuscritos .
Surpreendentemente , Wallace havia escrito justamente o que Darwin a décadas enscondia consigo, e como solução Darwin publicou a teoria em seu nome e de Wallace.

Finalmente em 1859 foi publicado o : On the Origin of Species ( A origem das espécies) ele introduziu a idéia de evolução a partir de um ancestral comum , por meio de seleção natural.
A proposta de Darwin contradiz a creça religiosa na ciração divina como mostra no livro de Genesis. As discussões que o livro de Darwin provocou entre o publico , fez com que se ciriasse o primeiro debate científico internacional da história . \o/

Uma curiosidade bacana , em grande parte da sua vida Darwin acreditou em Deus, inicialmente ele não duvidava da bíblia , chegou até a cursar teologia. As suas crenças começaram a mudar durante sua viagem no Beagle. Darwin chegou a escrever sobre religião como uma estratégia tribal de sobrevivencia , embora ainda acreditasse que Deus era o Legislador Supremo. Sua crença continuou dimuindo com o passar dos anose, com a morte de sua filha Annie em 1851, Darwin finalmente perdeu toda a sua fé no cristianismo. Em seus ultimos anos de vida, quando perguntado sobre a visão que tinha a respeito da religião , ele escreveu que nunca tinha sido um ateu no sentido de negar a existencia de Deus, e portanto com o passar do tempo pode se descrever um agnóstico. ( uma pessoa que acredita que a existência ou não de Deus, nunca foi e nunca vai ser possivel provar).

Darwin morreu em Downe Kent na Inglaterra em 19 de abril de 1882.

Acredito eu que : A Origem das Espécies - não é um livro para ser lido pelo publico em geral. Ele é um livro que traduz as ideias de Darwin de forma crua, confusa e até muitas vezes contraditória. Mas é uma ótima oportunidade para ler um dos maiores cientistas da história sem cortes é algo realmente interessante.

Masss... eaí
Evolucionismo (Darwin) ou Criacionismo (DEUS) ???
Opiniões e comentários , sempre são bem vindos :D

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o post cara.É bom saber um pouco mais a respeito da vida de grandes personalidades como o Darwin!
Gostei mesmo =D

© 2008 Por *Templates para Você*