09 setembro 2009

Sociedades Secretas - Ku Klux Klan (Parte 1)

Sociedades Secretas é algo em que sempre me interessei e sempre achei algo muito foda de se pesquisar e conversar a respeito, e por isso decidi começar a falar delas por aqui, mas antes de iniciar esta 'seção' aqui no blog com a Ku Klux Klan, vamos ler a definição para Sociedade Secreta que a nossa querida Wikipédia nos da:

"Sociedades Secretas são grupos de pessoas que se reúnem em segredo com um propósito em comum, quase nunca revelado.Seus membros nem sempre são anônimos."

Agora que a wikipédia ja nos ajudou a saber oque são Sociedades Secretas, vamos começar a falar da Ku Klux Klan, mas conhecida como KKK, e que abre esta seção no blog.

            1º Klan

A primeira Ku Klux Klan existiu de 1865 à 1870, ela foi fundada na cidade de Pulaski, no Tenesse.A KKK é uma sociedade secreta racista e seu principal objetivo na época era impedir a integração social dos negros recem-libertados.O nome Ku Klux Klan vem da palavra grega Kuklos que significa algo como 'circulo' ou 'anel', e tambem da palavra inglesa 'clan', escrita com K.
E, segunda a wikipédia, pode ser que, devido aos metodos violentos dos membros da KKK, o nome tenha se inspirado no som de um rifle quando colocado para atirar.



 A 1ª KKK teve 550.000 membros e acabou em 1872 quando foi reconhecida como um entidade terrorista e foi banida dos Estados Unidos.




>



2º Klan

A 2ª Ku Klux Klan apareceu somente em 1915, foi fundada por William J. Simmons em Atlanta.Este segundo grupo lutou pelo dominio dos brancos sobre os negros, católicos, judeus e asiáticos(e tambem outros imigrantes).
O que tornou o 2º KKK mais famoso foram seus metodos mais violentos contra seus inimigos, como linchamentos, por exemplo. Este grupo chegou a ter 4 milhões de membros la por 1920, e nestes 4 milhões varios politicos estavam envolvidos.Mas com a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, a popularida da 2ª KKK começou a cair.

A partir dai a Ku Klux Klan foi perdendo a sua popularidade, levando a degradação do seu publico.La pelo ano de 1930 o nazismo quase se interessou pela KKK, mas essa atração não foi adiante, o contato com os nazistas acabou durante a Segunda Guerra Mundial, alem do mais, muitos membros se alistaram ao exercito alemão para combater o inimigo depois do ataque à Pearl Harbor.
 A KKK estava pendendo uma divida ao serviço de constribuições internas desde 1920, eem 1944 quando a Klan não podia honrar o compromisso, a sociedade foi ao fim pela segunda vez.

Aqui termina a 1ª parte do post sobre a Ku Klux Klan, na parte seguinte vou falar sobre o 3º Klan e a KKK nos dias de hoje. =]

Espero que tenham gostado, e que participem nos comentarios, discutindo a respeito do post, etc.
Abraço ao leitores.

15 comentários:

Junior disse...

Olá, Parabéns pelo Blog.

Eu sou um amante da história e no meu blog publico textos sobre História, religião, Marxismo, etc... Ja conhecia a KKK
.
Boa sua iniciativa, pois poucos são aqueles que escrevem sobre algo que exija um mínimo de racionalidade.


"O que tornou o 2º KKK mais famoso foram seus metodos mais violentos contra seus inimigos, como linchamentos, por exemplo. Este grupo chegou a ter 4 milhões de membros la por 1920, e nestes 4 milhões varios politicos estavam envolvidos.Mas com a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, a popularida da 2ª KKK começou a cair." Eu ia falar sobre a KK existir até hj, mas isso vc vai fazer no próximo texto.

Até mais:
se quizer visitar: www.apostoladoshema.com

Cruela Veneno da Silva disse...

e eu não sabia de nada disso.

Ana Paula Moreira disse...

O blog está bem bacana. Gostei do texto. Bem explicativo. Infelizmente esse grupo existe até hoje e acho que permanece com os mesmos objetivos, mas as vezes, com nomes diferentes para disfarçar. É uma pena.

Jonh ST disse...

Junior, obrigado.
Acho muito bom blogs que como voce falou, fazem posts que exijam umminimo de racionalidade, e por isso logo mais passarei pelo seu blog. =]

Ana, obrigado.
Infelizmente o grupo existe sim até hoje, e é sobre isso que falarei na 2ª parte desde post. =]

Anônimo disse...

Só espero que vc não seja um membro da KKK! heheheh

Sucesso!

Gutt e Ariane disse...

Acho que uma revisão acerca dos reais propósitos da KKK se faz necessária. Existem inúmeras fotos de membros da Klan entregando uma espécie de cesta básica para nativos negros da comunidade onde a Klan estava ativa( em seu apogeu). Mas esses fatos ninguém faz questão de lembrar. Ou de tomar conhecimento.
.
"Repita uma mentira 1000 vezes, é capaz do fato tornar-se uma verdade"
.
Porque tudo aquilo que é destinado a preservação de uma identidade cultural, acaba sendo visto como racismo? Mostra-se apenas o lado ruim(se é que ele existe), ou atitudes de alguns extremistas...que acabam valendo pelo grupo todo.
.
Porque camisas aqui no Brasil escritas "100% negro" são bem vista,aceitas pela sociedade e uma escrita "100% branco" vc, ou eu, seria linxado em praça pública?

Esse tipo de fato ninguém se atenta...

Guttwein

Jonh.St disse...

Gutt, primeiramente, obrigado por comentar no blog, são poucos os que comentam algo que vale a pena ser discutido.

Sobre as tais fotos que voce comentou, eu não cheguei a ver nenhum delas ou do tipo na minha pesquisa antes de fazer o post, mas tenha certeza que vou tentar achar algo sobre isso, e se achar, certamente falarei algo na 'parte 2' deste post.
Mas sobre os reais propositos da KKK, acredito sim estar certo de que eles pregavam a supremacia branca na sociedade, eu pergunto, voce realmente acha que os membros da Ku Klux Klan não tinham nada contra os negros, judeus, etc.?Acha que quase tudo oque falam sobre eles, são mentiras?

Sair com uma camisa escrita '100% Branco' na rua, concerteza causaria tumulto, entre autoridades e pessoas negras, mesmo se, o utilizador da camisa esta usando-a com tom de racismo, ou não.

Acredito não ser necessario isso até porque é muito diferente o propósito de quem sai na rua com uma camisa '100% branco' doque os propositos da KKK.

Abraço.

palavras ao vento disse...

sorte que essa sociedade esta acabada..racismo e algo terrivel...apesar que algumas pessoas ainda e racista...fazer oke ...

Grasiele Rocha disse...

Ah, adorei a informaçãoo. Muito bom.
PÔ, vc menino participa da Kkk? Zueraaa. Mas gostei do seu blog, acho que é bem voltado para curiosidades néé?
Legal, voltarei mais vezes.

Lucas disse...

Aew! Adoro essas historias de sociedades secretas, muito interessante a KKK, tem ate um bom filme sobre ela: Mississipi em Chamas, excelente! Flws!

Comente tbm:
www.oapanhador.blogspot.com

Jonh.St disse...

'palavras ao vento', na verdade a sociedade não esta completamente acabada, e é isso que falarei na parte 2 deste post.

Grasiele, não, não participo nao hahahah, sim oblog é bem voltado para curiosidades. =]

Lucas, realmente a KKK é muito interessante, e sobre o filme, eu nunca vi,vou tentar achar para locação ou downs pela net. =]

Abraço.

Tolerância Zero disse...

é muito trsioet saber que exitiram essa merdas..mas fazer oq né.. é vendo o passado que aprendemos.... espero que continue postando..quero ver mais...

OozZeias disse...

Show de informação... To estudando isso...

Super-Sapo.blogspot.com

Felipe Santos e Camila Alvarez disse...

a sociedade mais fdp de todos os tempos...

me admira muitos comentarios de pessoas que nunca ouviram falar de tal agrupamento de racistas...

o que andam ensinando nas aulas de história?

http://surfinsantoss.blogspot.com/

Wander Veroni Maia disse...

Olá!

Acho interessante ler sobre este movimento a título de entendimento para compreender de fato o que aconteceu (ou acontece) com a nossa sociedade, tantos os erros, quantos acertos.

Mas confesso que tenho certo receio, pois no caso da Ku Klux Klan houve perseguição violenta contra os negros ou grupos sociais distintos, cuja análise e discussão são amplas.

Antes de mais nada, creio que todos devemos ser a favor do respeito. Ceitas secretas com uma bandeira discriminotória - independente da origem, são perigosas e ameaçam a nossa sociedade.

Abraço

© 2008 Por *Templates para Você*