04 setembro 2009

O que Jack e Locke devem a seus pais?

Jack/Christian
Lock/Anthony

Inicio de blog é sempre dificil, as postagens tem que ser realmente boas para atrair visitantes, e foi por isso que neste post eu escolhi falar sobre um assunto de Lost que entre um pouco na parte da filosofia da série.A idéia para este post veio do livro " LOST e a Filosofia" de Sharon M. Kaye, o 1º ensaio do livro ja nos leva a esta pergunta que deu o titulo do post, "O que Jack e Locke devem a seus pais?"
Ainda nao terminei de ler o livro, estou na metade, e muita coisa que é tratado nele eu vou comentar aqui, como eu falei, não vou ficar comentando episodios das séries, oque vou abordar sobre séries aqui são questões, como essa.

Primeiramente vamos falar um pouco sobre eles e suas relações, e então abordarei a questão em destaque, acredito que, até quem não assiste LOST pode ler o post e comentar a respeito, por se tratar de filosofia em uma boa parte disso tudo.

O relacionamento de Jack com seu pai, Christian nunca foi dos melhores, desde os flashbacks da 1ª temporada vemos isso, ainda criança Jack ouviu de seu pai que ele não devia tomar decisões, que ele não devia tentar salvar todo mundo, porque "faltava algo nele", a reação para isso é sempre tentar se superar.
Jack terminou a faculdade de medicina um ano antes que os outros, e tornando-se médico junto com seu pai é que a relação deles piora e chega a um ponto em que Jack "acaba" com a carreira de seu pai.Algum tempo depois Jack se vê no dever de ir buscar o pai que esta (morto) em Sydney.

Já Locke cresceu em orfanatos e nunca conheceu seu pai nem sua mãe quando criança.Anos depois Locke conhece sua mãe, e através dela, seu pai Anthony Cooper.
Locke e Antoni desenvolvem um bom laço de relacionamento entre pai e filho, até que Locke fica sabendo que seu pai esta morrendo e precissa de um rim, Locke como um bom filho doa um rim para Anthony, que logo após a cirurgia tira Locke completamente de sua vida.
Ainda depois do "golpe" Locke tenta algumas vezes falar com seu pai, sem sucesso, tempos depois ele descobre sobre um golpe que Anthony estava armando e vai falar com seu pai, nesta conversa, Anthony tenta tirar Locke novamente de sua vida, literalmente deste vez, e joga John de um prédio.
Milagrosamente ( Spoiler - ou graças a Jacob ) John não morre, mas acaba quebrando a espinha, sem poder andar mais.

Depois de ler isso, chega a hora de argumentar a pergunta foco do post, O que Jack e Locke devem a seus pais?

O livro que citei mais acima fala sobre a idéia da filosofa Jane English de que nada devemos a nossos pais, e para que fique mais claro vou colocar aqui um trecho do livro que fala sobre essa idéia:

"Segundo English, os sacrificios que nossos pais fazem por nós não nos geram dívidas.Ao contrario, esses sacrificios ajudam a criar um relacionamento entre pais e filhos adultos.Por esse motivo, ela pensa que o termo "dever" no contexto do relacionamento pai-filho esta mal colocado, e , na verdade, acaba obscurencendo ou até comprometendo amor entre eles, que deveria ser a base da relação."
Se vermos pelo lado de English, Jack e Locke nada devem a seus pais.

 Pelo lado da idéia tradicional de que devemos ao menos, cartas, telefonemas, visitas e apoio financeiro(se possivel) a nossos pais, mesmo que o relacionamento não seja muito bom, nem totalmente sincero, devemos isso pelos sacrifios que nossos pais fizeram por nós, por esse lado, na minha opinião Jack devia ao seu pai, era sua obrigação ir buscar seu pai em Sydney e traze-lo devolta para e casa, até porque nem tudo que Christian fez foi para o mal de Jack, ele o criou e lhe deu educação, fez sacrifiios por ele.
Já Locke, nada devia ao seu pai, mesmo por esta idéia, Anthony nunca fez nenhum sacrificio por John e nunca esteve presente em sua vida, a não ser pela idéia de dar um golpe, em seu próprio filho.

Este post foi claramente inspirado no livro "LOST e a Filosofia" que em seu 1º ensaio trata sobre exatamente essa questão.

Para quem leu e assiste LOST: Você acha que Jack tinha o dever de buscar seu pai em Sydney? E Locke devia algo a Anthony?Locke fez certo fazendo Sawyer matar Anthony?

Para quem não assiste fica a questão: Você concorda com a idéia de English, ou acha que é certo seguir o conceito tradicional de pais e filhos?

 Anthony jogando John pela janela.

6 comentários:

Janis Lyn disse...

Adoro Lost, gostei do blog.

bjs
http://diariodeumafocaemcrise.blogspot.com/

iti disse...

deve e muito..
http://www.maquinazero.com.br

Raphael disse...

Caramba, faz tempo que não assisto a Lost. Agora entendo melhor por que a série tem tantos fãs ao redor do mundo. Motiva discussões filosóficas instigantes como esta.

Quanto à ideia de os filhos terem que retribuir os sacrifícios dos pais... eu não concordo. Afinal, dar tudo por um filho é simplesmente a obrigação e a razão de viver de um pai. Como pais, nos sentimos heróis, mas o sorriso e o bem-estar dos filhos já nos servem de recompensa. Quando eles atingem a maioridade e a autossuficiência, o nosso dever já está cumprido, e a recompensa é esse próprio fato.

Abraços, belo blog. Visita os meus de vez em quando.

AG disse...

To atrasado em lost. Só vi até a 3ª

=/

Luiz Scalercio disse...

cara muito legal lost
eu nao perco um capitulo.

Luh disse...

Nossa eu perdi muita coisa o-o
Assisti Lost, mas não li o livro...
=o vou ler x.x

© 2008 Por *Templates para Você*