16 setembro 2009

Sociedades Secretas - Maçonaria (parte 1)


Hoje começo a falar sobre a Maçonaria, uma organização mundial em que seus membros cultivam a filantropia, a justiça social, o aclassismo, a humanidade, os principios da liberdade, igualdade e democracia, aperfeiçoamento interlectual e fraternidade,  o que torna a maçonaria uma associação filósofa, iniciatica, filantrópica e educativa.
Muitos dizem que a maçonaria não é uma sociedade secreta, ja que os unicos segredos que a organização conserva são as cerimônias empregadas na admisão de seus membros e os meios dos Maçons se conhecerem.
A Maçonaria usa diversos simbolos, e poucos deles são conhecidos, e as seções maçonicas são feitas em 'Lojas', que, segundo um site maçonico, existem dois tipos de oficinas, as lojas e os triangulos. As Lojas são compostas por um minimo de 7 maçons perfeitos, o triangulo é composto por no minimo 3 maçons perfeitos, e no maximo, 6.

A Maçonaria teve sua origem na Idade Média, mas a maçonaria como conhecemos hoje começou por volta de 1717, em Londres.O termo 'maçon'  é um termo francês que quer dizer 'pedreiro'.
Muitos dizem que a origem da maçonaria esta ligada a deusa Isis e Osiris, do Egito,  vindo até a Ordem dos Templarios e a sociedade Rosa Cruz.
Maçonaria e Sociedade.
É exigido dos membros da Maçonaria que eles teham respeito ao pais que vivem, ja que, os principios maçonicos não podem interferir nos deveres como cidadão.
A maçonaria diferentede ideologias que prometem mudar a sociedade, induz seus membros a uma reforma de si mesmos, as obrigações como cidadão é oque deve prevalecer, acima de tudo, e por isso a maçnaria não da nenhum tipo de proteção aos seus membros, caso o mesmo venha a agir contra algum principio da sociedade.
è proibido na maçonaria, religiosos e politicos, oque garante a liberdade de conciencia e permite que a maçonaria sobreviva as mais diversas doutrinas e sistemas mundiais.
_________________________________________________________________________________
Como não quero fazer um post muito grande, vou parar por aqui com a 1ª parte sobre a maçonaria, e como podemos ver a maçonaria é muito diferente doque a 1ª sociedade que comentei aqui, a Ku Klux Klan.
Na 2ª parte vou continuar falando a respeito das ideias da sociedade, e sobre a maçonaria aqui no Brasil.
Abraços. =]

9 comentários:

Rui disse...

É um assunto muito interessante!!!
Sociedades secretas são interessantes!!!

Anônimo disse...

Realmente isso muda o contexto de
muitas pessoas que achama a
Maçonaria uma coisa completamente
diferente, ela é bastante dominante
nos EUA ótimo post

WiComédia disse...

Blog ta massa (Y)

~~
Visitem: www.wicomedia.blogspot.com

Macaco Pipi disse...

ELES COMAMDAM MUITAS COISAS HEIN!

Keisy Oliveira disse...

Hummm... Eu já tinha ouvido falar de 'maçon' uma vez! Mas não sabia mto bem do assunto... Acho que mais pra frente vc vai falar sobre 'Demolay' (acho que é assim que escreve... xD) Que tbm é uma sociedade' * Mto bom o post! bjo e eté a prox.

Anônimo disse...

Você conhece algum maçom pessoalmente, sabe da vida dele, aonde se reúnem os grupos, além dos grandes templos? É impossível de se saber só com isso, né? Mas um dos fatos que ouvi é que na assinatura deles vc pode ver claramente três pontinhos que formam um triângulo. Será verdade? Gostaria de saber.
Bjs

Tobias Farias disse...

Opa!
Alguém falou em DeMolay ?
Sou um :)
Caso queira saber algo sobre a vivência da ordem para algum post posterior:
tobiasfarias91@gmail.com


Bem,vi que você não tocou num ponto, e tocou em outro de forma errônea, ou suscetível à uma má interpretação.

1- Todo maçom (assim como DeMolay ) é obrigado a crer um D'us.

2- Não é proibido a participação de religiosos ou políticos, conheço tios ( como os Demolays se referem à maçons ) que são padres e pastores. Se você assistir à sessões de homenagem à Maçonaria no Senado, vai ver que existem alguns senadores e deputados que são maçons.

3- A Maçonaria defende que a sua origem remonta aos Templários.

4- Como um Tio.'. meu diz:
"A Maçonaria não é uma Ordem Secreta, porém, possui segredos".


A Maçonaria e a Ordem Demolay são ordens muito belas em seus ideais e preceitos, entretanto é bom que lembremos que elas são compostas de humanos, suscetíveis à erros, mas que busca sempre crescer como homens entre as colunas do Templo.

Tobias Farias
1°Conselheiro do Capítulo Rep.Olindense#397 ()SCODB )
e
Secretário Geral do Estado de Pernambuco.

Luz e Paz"

Bruno Conti disse...

maçonaria é um negocio interessante...aqui em minha cidade que é minuscula tem 1 predio deles...moh xeio de coisa (falam q tem monte de ocisa de oro la) mas vai saber...hahahaha

Jonh.St disse...

Tobias, é provavel que para frente eu faça um post sobre a Demolay, e lhe enviarei um email então, se for possivel sua ajuda.

Então, estou achando bem mais dificil fazer o post sobre a maçonaria doque sobre o post anterior(Ku Klux Klan) e por isso, posso ter errado em algumas coisas que voce citou, muita coisa na internet sobre a maçonaria é dificil de ser compreendida.

Enfim, muito obrigado pelo comentario explicatorio, e espero enrar em contato com voce quando for escrever sobre a Demolay.

Abraços,

© 2008 Por *Templates para Você*